Por: André Cássio, Fabiana Texeira, Surama Marjouri, Flávio Freitas, Glaucinira, Karl Neuman.
Segundo a mitologia Grega, Medusa na juventude era uma moça belíssima, vaidosa e dona de belos cabelos. Ela se encantou por Zeus e quis disputar seu amor com Minerva, esta, enraivecida pela traição, resolve se vingar, transformando-a em um verdadeiro monstro, com cabelos de serpente, dentes de javali, mãos de bronze e asas de ouro. Medusa era mortal e representava a mulher rejeitada, incapaz de amar e ser amada, a necessidade de crescer e evoluir, estagnada. Tinha mais duas irmãs, Euríale, que simbolizava o instinto sexual pervertido, e Ésteno, a perversão social. Medusa é a mais solitária, pois tudo que olhava virava pedra. Perseu recebe a missão de matá-la, para isso usa sandálias aladas e um escudo mágico que reflete a imagem dela, assim ele a decapita. O sangue que escorria ironicamente de Medusa trazia o remédio da vida e o veneno da morte.
O símbolo da marca “Versace” é representado pela imagem feminina da Medusa com a cabeça de uma mulher repleta de serpentes no lugar dos cabelos.
Esta logomarca tem como direcionamento propor um estilo de vida, um estilo que se diferencia do cotidiano, mulheres que se diferenciam das demais utilizando a força da imagem mitológica da Medusa com sutileza e eloqüência, fazendo uma conexão com este ser mitológico, uma mulher serpente com o perfil da mulher fatal e perversa que domina, que é invejada pela sua força e extrema carga erótica. Assim como a Medusa, com apenas um olhar, elas fisgam a atenção de todos fazendo parar o tempo, paralisando as pessoas em sua volta com sua presença marcante e dominadora.
As campanhas publicitárias da marca Versace apresentam seus produtos de forma sinuosa fazendo alusão à mulher serpente, aquela que domina, que tenta o homem, que gosta de ousar, de provocar e até mesmo chocar com sua presença; são mulheres que não temem as críticas e não seguem os padrões da sociedade. Elas são independentes, elas são as Mulheres- medusa, que envolvem homens e mulheres até cair em sua tentação, elas conquistam a quem desejar, com a força e magnitude do seu olhar. Elas seguem um estilo marcante, e as campanhas publicitárias as apresentam em roupas sensuais e elegantes, luxuosas, transparentes e provocantes, propondo estilo para mulheres de uma beleza singular que beira à perversidade feminina.
Nesse contexto podemos afirmar que existem outras representações femininas que aludem à característica mitológica da Medusa. As Mulheres- medusas da atualidade estão muito bem representadas através das cantoras Pops Madonna e Lady Gaga, por entrarem no perfil de mulheres que não se identificam com as regras impostas pela sociedade, são mulheres de personalidade forte que chocam as pessoas pelo modo de ser e, por isso mesmo, ambas serviram como garotas propaganda da grife Gianni Versace.
Sendo assim, será que a utilização da figura mitológica da Medusa como logomarca, por ser um monstro, pode trazer algum efeito negativo,para a grife de roupas Versace e seu target?
Não há como ter efeito negativo, já que as pessoas que utilizam dessa marca estão preocupadas com qualidade e nome do que o próprio significado em si da logomarca. A Versace é uma marca de grife, utilizadas pelas mulheres mais cobiçadas no mundo da moda, da televisão e da alta sociedade. Possui um efeito mais positivo, do que negativo. Mesmo com característica de monstro, a Medusa tem o lado de “mulher fatal”, independente e sedutora. Isso chama muito mais atenção, pois é a imagem que a maioria das mulheres gostariam e procuram ter dentro da sociedade. E afinal de contas: MITO É MITO!!!
O nome Versace traz uma idéia de poder, riqueza e luxo. E isso graças a anos de trabalho duro de Gianne Versace, que foi brutalmente assassinado. A figura mitólogica da Medusa só caracteriza a magnetitude que a marca possui, já que ela transformava em pedra todos aqueles que a olhavam, e isso traduzido para o mundo da moda é algo encantador, ou seja, suas criações são tão grandiosas e sedutoras que deixam todos “encantados”.
Comentário inteligente de Amana, pra variar. rs
Disse tudo! A marca já está firmada na mente do consumidor, o poder, a imagem de glamour da marca faz com que não exista efeitos negativos.
E como foi citado por Amana acima: “a Medusa tem o lado de “mulher fatal”, independente e sedutora” e é isso que toda mulher quer ser, não é mesmo? 🙂
Poderia ter algum efeito negativo se as mulheres, ao verem o símbolo da Medusa, se atentarem para o fato de que a Medusa é a mais solitária de todas as Deusas (como o texto fala). Isso as levaria à rejeição da marca porque nenhuma mulher quer ficar sozinha. Porém as características que são retratadas na publicidade obviamente são as positivas, exaltando a ousadia, a provocação, a beleza atraente. Creio que o target da Versace pouco se importará se é a Medusa porque poucas estudam a fundo todas as características dessa Deusa.
Carla Martins
Creio que não. As marca por ser forte e trazer uma campanha com mulheres conhecidas e com traços bem marcantes pode enautecer ainda mais.
Para os que sabem o signficado da marca e tem crença,pode haver sim,uma espécie de rejeição,para outros porém isto pode ser ainda mais instigante na hora da compra,outros não dão nem importância para o significado que tem aquela marca,querem apenas estar na moda.
Acredito que não, pois, as pessoas geralmente, não param pra prestar atenção em logomarca. E, são poucas as pessoas que conhecem a mitologia e sabem a verdadeira representação da Medusa.
E, como a marca é forte, e o status representado por ela também, as pessoas – que consomem – , pensam apenas em fazer parte deste grupo e ter sua imagem cada vez mais “bem apresentada”.
O conceito de moda de hoje é a ousadia dos estilos e tendencias, bem como a quebra das regras sociais. E a figura de Medusa traduz esse conceito e forma bem eficaz. Com isso tende que as pessoas nem lembrem ou associem a propaganda ao conceito de monstro, pois o glamour e força que a marca tem é algo bem mais visualizado nas campanhas.
Como utilização da deusa para a Marca, acredito que não tenha influência negativa alguma, pois a deusa não é enfatizada como forma de monstro, mas sim, exalta a cobiça, a sensualidade… e as pessoas que usam, que consomem são aquelas que se identificam, porque acreditam na força que a marca tem e no status que ela transmite.
Acredito que não. Já que quem adquire os produtos da Versace está mais preocupado com a qualidade do mesmo e com o status que terá ao comprar uma marca tão cobiçada e destinado para o público da classe A.
acredito que nao influencia embora Medusa seja uma vilã o que da ênfase é a sedução, portanto esse aspecto atrai o publico.
Não mudaria em nada já que a marca possui um posicionamento forte no mercado. Ainda mais quando se trata da elite. Um exemplo é o uso de casacos de pele feito com pelos de animais, muitos não deixam de usar só porque é contra as leis ambientais ou porque um monte de gente questiona quem usa. Se matar animais para ter um casaco bonito não faz mais e mostra poder, quanto mais uma logomarca com a medusa que tem significado de monstro.
Acredito que não, a marca Versace foi bem construída em sua conceituação, e ouve uma utilização em suas propagandas de femme fatale famosas que traz exatamente o que o target procura, uma postura de mulher que todos param quando passa.
De maneira nenhuma a figura de Medusa trás efeito negativo. Medusa podia até ser mostro, mas ela era poderosa, e é o que a marca enfatiza. Isso fica bem visível nas peças publicitárias a cima, que usam a imagem de celebridades internacionalmente conhecidas e que trazem consigo um grande poder da persuasão. Na minha opinião a marca passa uma mensagem clara, de que quem usar as roupas dessa marca, terá poder sobre os homens, apagando totalmente a lembrança que a deusa Medusa é um monstro.
Acredito que as pessoas no geral não tem conhecimento que a medusa representa um “monstro”. E, se tivessem não estariam tão preocupados, afinal a marca Versace é símbolo de pessoas com status, prestígios…
Acredito que a logomarca da loja não influencia seus clientes negativamente de forma alguma, afinal, eles já conhecem a marca, confiam e estão presos ao nome e a qualidade do produto e ao Status que isso leva, portanto o significado da logomarca para eles o que menos importa na hora da compra.
A utilização da imagem de Medusa não gera negativamente á marca. Embora Medusa tenha sido a mais solitária das mulheres, não é essa a imagem que a grife quer passar para suas consumidoras. O uso de mulheres sensuais, imponentes e de personalidade forte só reforça isso.
As mulheres querem ser dominadoras, donas de si, e acreditam que fazendo uso da marca, consigam isso.
Não acredito que os consumidores da marca associem a grife a representação que a mitologia dá para a medusa.
A marca já é conceituada e está no mercado tempo suficiente para que as pessoas conheçam e confiem nela.
Fico com o pos de girlene, não acredito que ninguém faça relação de um monstro com a grife. Além do mais a marca já é bem conhecida e seu publico tem confiabilidade em seus produtos.
Creio que não. A marca da grife já solidificou-se, e utiliza em suas campanhas celebridades (o que influencia e muito as pessoas comuns) com traços tão marcantes e ousados. A marca consolidou no mercado e na cabeça de seus consumidores status, característica que o público desta grife busca.
Não, a Versace, apesar de ser uma marca de luxo, muitas vezes foge do tradicional, o que como foi colocado, cria uma identificação com a Medusa, perfeita para uma mulher irreverente. A pessoa que adquire algum produto da grife está mais interessada no valor agregado e na qualidade do que na tradução literal de sua simbologia. É para suprir o desejo íntimo de poder que cada mulher tem, é um je ne sais quoi difícil de explicar.
Não acredito que traga nenhum efeito negativo. A Medusa é a figura de exemplo de poder, de mulher fatal, dominadora e sedutora. Diferentemente da Chanel que a linha de criação é mais o clássico; casa Armani voltada para a mulher moderna, dinâmica; Dior, mais romântica; a kalvin Clain a básica; a casa Versace fundada pelo estilista italiano Gianne Versace sempre teve a linha de criação mais voltada para o sex e o glamour. Mesmo depois do assassinato de seu criador e a direção artística ficando por conta da sua irmã, Donatella Versace essa linha nunca mudou. A grife não podia ser representada por uma logo melhor. Além do mais se tratando de uma casa de luxo consolidada é difícil de arranhar sua reputação.
Não acho que usar a imagem da Medusa como símbolo pode trazer efeito negativo para a marca Versace, apenas é diferente e como a marca normalmente utilizam de grandes personalidades como modelos das suas propagandas, o seu target se identifica.
Não acho que traga efeito negativo. Como Medusa é vilã e sedutora, o público se sente atraido.
Acho que não, a Medusa era poderosa e diferente das outras ” normais” e é isso que a marca enfatiza, que usa são mulheres, poderosas e ousadas, que não tem medo de serem ousadas como é o caso da Lady Gaga e Madonna.