Por: Ana Laura, Paula Lúcio, Rafael Freire, Rodrigo Montenegro e Thaissa Cutrim
“… Cartazes são expressões de cultura. Cartazes deixam marcas. Visíveis e inconfundíveis, como parte de um processo de comunicação, eles dependem do local e data de publicação ….”
(Manfred Triesch)
Durante anos o cartaz acompanhou a história, comunicando acontecimentos e expondo idéias revolucionárias. Juntamente com as ilustrações, o cartaz tanto cria novas tendências quanto as incorpora.
Os melhores cartazes da história conseguiram transmitir de maneira sucinta o que a sociedade necessitava. Mas em nossa época, imersa a tanta tecnologia, qual seria o futuro do cartaz?
Atualmente os cartazes deixaram de ser meros papéis impressos. Existem tecnologias sendo desenvolvidas para se adaptar ao formato dos cartazes. Todos os dias surgem propagandas criativas envolvendo cartazes interativos. Daí surge o questionamento do que é interatividade. Interatividade é a oportunidade de se comunicar , participar e trocar informações cada vez mais.
“É a disponibilização consciente de um mais comunicacional de modo expressivamente complexo, e, ao mesmo tempo, atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuário e tecnologias comunicacionais (hipertextuais ou não), seja nas relações (presenciais ou virtuais) entre seres humanos.”
(Silva, 1999:155)
Então para ser interativo , não precisa necessariamente ter tecnologia envolvida , e é isso que a “Saxso Funny” provou.
Tudo em nossa volta passa por transições e evolui com o intuito de sobreviver ao meio em que estão imersos, e com o cartaz não é diferente. Mas será que essa evolução que o cartaz está sofrendo se desvirtuará tanto de seu conceito original , que será necessário atribui-lo outro nome ? Dessa forma o cartaz poderá se dividir em duas definições ou tornar o cartaz impresso obsoleto.
Se eles são realmente cartazes, isso o tempo se encarregará de nos dizer, mas atualmente defini-lo como “cartaz interativo” ainda é bem visto para alguns. O que é relevante, é se esse tipo de cartaz vai extinguir os cartazes convencionais, ou se o cartaz interativo se tornará mais uma ferramenta que nos possibilite adaptar as campanhas ao bolso e as necessidades de cada cliente.
Segundo a Wikipédia “é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético”
O importante é sabermos que, a cada dia que passa, temos mais liberdade e opções para atingirmos o público, mas ao mesmo tempo , temos que sobressair diante de tantas propagandas . Então não devemos ser tradicionais, e seguir à risca os conceitos das mídias. Devemos inovar cada meio para que nossas peças não passem despercebidas.
Apesar do cartaz interativo ser apenas uma das vertentes que constituem o futuro do cartaz, as mudanças que ele sofre está dificultando cada vez mais defini-lo. Qual sua definição para cartaz, adequando-o aos moldes atuais ?
Referências
- Uma breve história dos cartazes – Vosnier Cambeses
- http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html
- http://www.cultpop.com.br/cultpop/cartazes-saxsofunny/
- http://danielsimonweb.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz
- http://pb4a.blogspot.com/2009/11/cartazes-interativos.html
- http://adivertido.com/fitness-first-abrigos-de-onibus-com-medidor-de-peso/
- http://mentecuca.blogspot.com/2009/03/da-serie-publicidades-criativas-pontos.html
O cartaz é uma peça que contem um valor histórico de caracter artístico ou político. Na minha concepção o cartaz não é somente uma peça de valor estico e sim contem riquíssimas informações da tal campanha, os cartazes são de caracter mensageiro, onde os mesmos deixam marcas. Com a criação dos cartazes interativos ficou ainda mais interessante, imagina você em uma parada de ônibus com uma cartaz interativo, será que vai continuar ser tão ruim esperar o tal ônibus? Acredito que não, acho que o publico vai interagir e assim perde o tal ônibus, eu mesma sou uma, ia passar horas em uma parada e sem reclamar. Acredito sim que o cartaz tem uma grande função dentro de uma campanha.
O cartaz é uma peça publicitária de grande valor no meio da publicidade.Normalmente em papel é fixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mais também pode ser apreciado como uma peça de valor estético,como já se foi citado.Os cartazes de hoje em dia são muito mais trabalhados,inteligentes e criativos comparado aos de antigamente!
O cartaz é sim, um meio muito importante na Publicidade. Hoje podemos interagir com o mesmo, já que a tecnologia vem facilitando e muito o meio em que vivemos. Bem, o cartaz tem uma função muito importante, a de informar. Os de antigamente, não tem comparação com os dos dias atuais, pois hoje em dia, os cartazes mesmo informando algo, ainda nos proporcionam uma forma de interagir, o que nos estimula a nos interessarmos por aquilo, ou por aquele produto e serviço.
Muito mais do que apenas informar sobre um produto ou serviço, o cartaz de hoje em dia precisa ter um algo a mais que o diferencie, que o destaque dos outros. É nisso que os cartazes interativos entram: o tempo passa, tudo evolui, e porque não os cartazes evoluírem também? Isso vai criar além do estímulo natural, uma interessante relação de interação.
O cartaz como tudo no mundo, está se adaptando com tudo ao seu redor, então não acredito que ele vá ter um novo nome, ou algo assim, pra mim ele continua com sua mesma definição, sendo que com alguns acréscimos, como a interação, que existe na maioria dos cartazes de diversas formas, nos dias de hoje, acredito que cartaz hoje em dia é sinônimo de interação e inovação.
O cartaz e um meio de informação que hoje veem mostrando ideias, necessidades, interesses e opiniões de forma inovadora e interativa por meio de uma linguagem fácil e com cores e imagens bem trabalhadas pra chamar a cada dia mais a atenção do público.
Desde que surgiram os cartazes ele, vem contribuindo e muito na midia interativa,principalmente nos dias atuais com a sua evolução,com novos formatos pois ele é uma peça publicitária com um valor muito importante,tendo uma função
muito grande que é a informação.
A essência do cartaz é um pedaço de papel afixado em algum lugar com o intuito de comunicar algo, desde dos mais antigos cartazes como o “PROCURA-SE” ate os mais modernos de hoje, claro e evidente que notamos muitas diferenças e chegamos ate a nos questionar “isso é um cartaz?” mas a sua base veio lá de trás e esta a função dele como a de comunicar vem sendo cumprida até hoje independente dos vários formatos que encontramos hoje em dia.
O cartaz desde seu surgimento sempre foi a mídia que teve todo o cuidado de nos mostrar algo bem organizado e elaborado, passando desde a Art Nouveau ate o surrealismo,nos mostrou como é possível usar cores e imagens que atraiam quem os lia, mas como toda mídia que precisa evoluir pra continuar atraindo olhares, o cartaz evoluiu de um simples impresso com textos informativos, para algo mais dinâmico e interativo, apesar dessa transformação acredito que ele não tenha perdido a sua essência, que é chamar a atenção para algo que se queira anunciar.
O cartaz teve suas primeiras evidências ainda nos tempos em que a pedra era utilizada como suporte de exposição de mensagens,ele vem se desenvolvendo, se inovando com o passar do tempo,enfim,vem se transformando de acordo com que novas tecnologias vão surgindo, o que o torna interativo e ainda mais persuasivo para com o target.
Com todas essas mudanças e evoluções nas formas de anuncio, vimos em cada post que, em parte não existe determinadas regras, limites ou barreiras para anuciar um produrto, serviço ou marca. Que os padrões não servem em certas ocasiões, pois o que está sendo levado em consideração é: o que esta sendo anunciado vai ser acessível à todos? Vai chamar atenção, gerando interatividade e acima de tudo, vai conquistar e convencer o público em geral?
Então acredito que o cartaz também é isso, um espaço, uma área, em algum lugar, onde se estabelece a comunicação com o público, seja nos padrões antigos, seja nos moldes interativos atuais. E, que seja dessa última forma, para que o cartaz, entre outros meios, entre nesse novo momento que a publicidade está entrando, que é o uso das mídias interativas, bem com, também, os dispositivos móveis.
O cartaz vai além da impressão com algum conteúdo mostra ao público.Cartaz é uma ferramenta de comunicação,desde do simples “PROCURA-SE” até os mais criativos.
O conceito tradicional de cartaz vem sendo deixado de lado devido a evolução do mesmo,hoje já esta fora de moda colocar um pedaço de papel no muro com uma impressão barata.O cartaz chama atenção,desperta curiosidade,desejo e emoções.Com a evolução do mundo o cartaz também não poderia deixar de evoluir.
Para cada contexto em que a sociedade e, consequentemente, a publicidade se insere, mudanças têm de ocorrer nos objetos, mídias e ideias para estes não se tornem obsoletos. Assim ocorre com o cartaz. Desde sua criação ele vem adaptando-se ao que se faz presente, como foi, por exemplo, com a cromolitografia que possibilitou o uso de cores, e agora com a tecnologia que propicia toda essa interatividade. Ele TEM que evoluir para continuar sendo uma mídia importante e por que não de mais peso do que as demais. O estranho é encarar essa mídia interativa como cartaz, já que este nome nos remete mais à mídia impressa. Mas no final das contas a denominação não influi frente à incrivel forma com que esse meio tem se apresentado nas campanhas atuais.
Hoje em dia, todas as formas de publicidade, especificamente os cartazes, tem como tendêcia a interatividade, aquela propaganda morta, vem pedindo uma interação com quem a olha, vem pedindo vida. Os Cartazes Interativos além de chamar a atenção pro si só, fazem com que, quem os olham sintam-se atraidos pela aquela interatividade, e de fato interagam com a marca ali proposta.
O cartaz é uma mídia indispensável para publicidade, nos moldes atuais o cartaz se modifica bastante, pois além de muita criatividade ele utiliza outros meios usando muitas vezes da tecnologia para interagir com as pessoas. A inovação é algo positivo nessa mídia pois o seu conteúdo deve ter um diferencial, em meio a tantas outras propagandas para que ele não passe despercebido.
O cartaz era visto apenas como uma midia impressa. Mais com toda essa evolução de tecnologias e interatividade ele também não ficou pra tras, vem evoluindo junto e cada vez mais chamando a atenção dos consumidores. O cartaz é um meio de comunicação, uma midia que como podemos ver esta em sempre evoluindo. Notamos isso quando paramos para ver como eram feitos os primeiros cartazes e como são feitos os cartazes de hoje. O cartaz a cada dia ficando mais interativo, isso é muito bom, porque vem chamando cada vez mais a atenção do consumidor.
O cartaz é um ferramenta antiga da comunicaçao, mais vem se adaptando cada vez mais com os dias atuais, sem perder sua verdadeira essencia. Cada tipo de mídia tem sua forma de atrair o publico, e o cartaz tem a sua bem unica e tambem eficiente, nao ficando para tras das demais, pois acredito que ele tambem tem valor e eficacia dentro da publicidade. É uma otima ferramenta de comunicaçao.
O cataz é um apeça publicitaria de grande valia, pois aliado as outras peças publicitarias pode trazer informaçoes onde sua adequaçao maior seria nele(cartaz). hoje em dia o cartaz teve que se adaptar e ser criado de forma que torne-o mais atrativo, como por exemplo os cartazes interativos.
Se eu fosse Aurélio Buarque e fosse definir “cartaz” hoje, certamente o faria assim:
Cartaz: Mídia,e ou peça publicitária, interativo ou não, que usa de diversos formatos, tecnologias e atrativos para atrair um público previamente determinado. Geralmente afixado em lugares públicos e de fácil visualização. Que tem a função de passar uma mensagem específica a respeito de um produto,serviço,instituição ou evento.
O cartaz tradicional é uma mídia bem legal. Tem apelo visual considerável, um texto bem feito e direcionado, são estrategicamente posicionados e podem ser de vários tipos – como informativos ou persuasivos. Porém muita gente gosta de “arrancá – los”; tirá – los do lugar em que foram colocados.
Já os interativos – entendo que sejam apenas o da fogueira, trovão e plástico -, podem até chamar mais a atenção das pessoas e ter um feedback melhor, mas terão o mesmo destino dos cartazes tradicionais. Sempre vai aparecer um mala que vai arrancá – los por pura maldade ou “diversão”.
Ainda não considero as telas de led. lcd. touch-screen, etc, como cartaz.
Pessoal,
Muito bom o texto de vocês.
O cartaz interativo é objeto de estudo do meu mestrado e a pergunta que vocês se fizeram é umas das tantas que nos fazemos constantemente: qual será o futuro do cartaz?
Para descobrirmos tal fenômeno, estamos estudando e analisando não só a mudança tecnológica desde meio, mas do seu ambiente também.
Como vocês mesmo afirmaram ‘tudo em nossa volta passa por transições e evolui com o intuito de sobreviver ao meio em que estão imersos’
Esta observação nos leva ao livro Remediation, dos autores Bolter e Grusin. Nele, os autores são positivos quanto às mudanças estruturais e tecnológicos dos meios de comunicação e afirmam exatamente isso: que tudo está em (re)transição (remediação como eles definem) hoje, até nós mesmos. O que acham?
Mais uma vez, ótimo texto.
Parabéns.
Bem legal, mostra as diferentes possibilidades de adaptação das mídias já existentes
Neste poste vimos o avanço dos cartazes desde antes até os dias de hoje, percebemos também uma diferença dos cartazes nos lugares do mundo, eles variam de acordo com o grau de educação da população deste determinado país,
com isso as pessoas que criam estas publicidades ficam mais avontade para por em praticas suas ideias que aqui no Brasil jamais haveria possibilidade de atuar nas ruas.
A
Acho que cartaz é um instrumento de propagação de ideias, serviços, produtos, etc. E não acredito que seus novos formatos modifiquem esta definição, da mesma forma que não compreendo a necessidade desta definição, pois os novos formatos os fizeram adquirir interatividade, padrões e recursos diferentes, mas sua ideia e seu objetivo principal continua o mesmo.
[…] conta que alguns cartazes exigem uma diferente abordagem pelo público como por exemplo no caso dos cartazes interativos. Cada vez existe mais criatividade e o século XX foi um salto grande para a evolução de todos as […]