Por: José Lemos Neto, Igor Farias e Raphael Soares
O copywritter, na verdade, é o próprio redator. O redator publicitário brasileiro. Mas se você é um daqueles que pensam que não existe diferença entre eles – que um é apenas a tradução do outro -, está completamente enganado.
Nos anos 60, quando a propaganda estava no seu auge criativo nos EUA e em total ascendência no Brasil, já se conseguia perceber uma grande disparidade nos textos produzidos por brasileiros e pelos estadunidenses.
Daí veio a diferença. Nos EUA, o copywritter escrevia com maestria. Envolvia totalmente o target, que era realmente “O TARGET”; pois o texto era feito para apenas uma pessoa. No Brasil, a coisa não era bem assim. Também tivemos excelentes textos, mas os que realmente atingiam o público-alvo não tinham absolutamente nada de “envolventes” ou “persuasivos”.
Nota: Nos anos 50, o estilo copywritter herdado pelos brasileiros, dos estadunidenses, morria junto com o crescimento da propaganda no Brasil.
O redator publicitário tinha – ainda tem, e muito -, mania de “persuadir” através de textos apelativos, diretos, muito informativos e até enganosos.
O copywritter não! O copy se preocupa com a estrutura textual. Redige textos fluentes, saborosos, empáticos e irresistíveis. Beneficia-se de técnicas da gramática e da literatura, além da psicologia e da sociologia. É um verdadeiro “sabe-tudo”.
No outdoor: Engarrafados, o Itaú foi feito para você que vive numa cidade como esta, onde as pessoas conseguem ler um outdoor com 84 palavras, enquanto estão paradas no trânsito. Quem perde um tempão no trânsito, precisa ganhar tempo no banco. Por isso, o Itaú tem mais de 17 mil caixas eletrônicos, Itaú Bankfone, Itaú Bankline e mais de 2 mil agências em todo o Brasil. Com o Itaú, seu carro pode ficar paradão, mas sua vida anda que é uma beleza.
Itaú. Feito para você.
O copywritter tem também outras habilidades em seu acervo. Uma delas é vista acima. O copy teve a sacada de aproveitar–se da situação no trânsito da Avenida Paulista, em São Paulo, e adequar seu texto criativo como uma “solução” improvável para outro problema das pessoas – que é/era a dificuldade de acessibilidade aos bancos -, desviando a atenção delas do engarrafamento.
Mesmo utilizando–se de muitas palavras, a mensagem dificilmente será esquecida por quem a leu. Principalmente se esse “alguém” for o target.
Outra ferramenta bem utilizada pelo copy é aplicar uma forma num texto criativo, envolvendo ainda mais o seu público.
Anúncio em página de jornal: O Edifício Columbus Palace é incomum. Imagine um projeto octogonal que ocupa menos de 25% do terreno. Igual a diagramação deste anúncio. Tudo ao redor são áreas de lazer. Agora, pense num apartamento de 206m2, três dormitórios, suíte com hidromassagem e acabamento em mármore, acarpetado, sala para três ambientes, dois terraços e duas vagas de garagem. A planta, é claro, também é diferente. Nas áreas comuns há dois salões de festas, salão de jogos, duas piscinas, playground amplo e completo, churrasqueiras, entrada social e de serviços independentes e guarita com controle eletrônico de todas as entradas. Você precisa conhecer. Nele, tudo é diferente. Edifício Columbus Palace, Rua Belém, 61, na Cabral. Visite apartamento decorado. Telefone do plantão: 999-9999. Financiamento: Itaú. Construção, incorporação e vendas: Construtora Independência Ltda. Rua Pasteur, 00. Tel.: 225-7971.
Perceberam a diferença entre os textos apresentados aqui e os diariamente veiculados na mídia?
Pois bem. Será que realmente vale à pena estudar gramática, literatura, psicologia, sociologia e inúmeras outras “ferramentas” que podem ser utilizadas para a criação de um bom texto persuasivo, tendo em mente que mesmo você estudando tudo isso, não será tão fácil criar os ditos textos envolventes?
Espero ter contribuído com algum aprendizado a todos que tenham lido meu texto. Estou ansioso para poder continuar a trabalhar neste tema num próximo post, se houver a oportunidade.
Inspiração:
- MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: A prática na prática.
- BARRETO, Mena. O Copy Criativo: 177 magníficos textos de propaganda (para ver se você finalmente aprende a redigir um).
- Série de Televisão: Mad Men.
É importante sim, porque escrever um texto todo mundo sabe, agora escrever textos com o intuito de persuadir e ser bem sucedido não é tão fácil assim, é necessário estudar, para que a criação do seu texto não fique vaga, é importante adequá-lo ao contexto utilizado e etc., mas creio que a peça fundamental é a CRIATIVIDADE e na minha concepção a criatividade já esta dentro de cada um, porém para desenvolve-lá é necessário muito estudo.
Afinal de contas, o texto que você precisa criar não pode ser qualquer um. Tem que ser O texto. O texto que irá fazer a diferença entre tantos outros. O texto que ficará marcado na história e na lembrança. O texto mais adequado para determinada ocasião, e para isso só gramática e ortografia não são as únicas coisas que irão deixar o texto ok. Além deles, como bem destacou Wescley, criatividade é fundamental. E onde textos se perdem na infinidade do ambiente, a criatividade sem dúvidas termina sendo um fator determinante para que seu texto seja O texto.
A criatividade na hora da criação de um texto é muito importante,pois ele tem que ser objetivo e direto para que possamos entender o que ele quer passar ali,como foi dito antes em outro comentário acima,escrever um texto todo mundo sabe! Vamos ver se faz um texto que tenha a função de fazer o leitor entender o que se foi escrito !
Está mais do que claro, que a criatividade é muito importante em um texto publicitário. Mas não só ela se destaca, acho que, a simplicidade de um texto também pode ser importante, o que também não nos deixa de permitir, de usar textos inteligentes, com argumentos inteligentes, de bom gosto. Resumindo, um texto para ser bom, deve ser bem trabalhado, baseado na criatividade, obter um bom uso da gramática, e da ortografia. Por muitas vezes a criatividade está na simplicidade, e a mesma pode dizer tudo em um texto.
Claro que sim… já é difícil para determinadas pessoas, imagine sem exercitarmos a mente ou até mesmo aguçar a criatividade e aumentarmos nossa liguagem para poder nos tornar mais criativos. Tem pessoas que tem aquele feedback para quase tudo, na hora de criar um slogan ou um bom texto para uma campanha. Mas, outras pessoas não. Isso não quer dizer que, essas, não terão capacidade de criar um texto envolvente. Poderão desenvolver ou aumentar a capacidade, estudando ou praticando técnicas de linguagem, raciocínio, memória e criatividade. Tudo isso acontece quando lemos (estudamos) e praticamos. Então, considero importante o estudo da gramática, literatura, psicologia, sociologia e inúmeras outras “ferramentas”, até para podermos estar seguros na criação.
Na minha humilde concepção, quem gosta de ler escreve bem. Então acredito que todo estudo é valido, que cada regra da gramática vai “servi” pra algo que vamos escrever. Como os autores do texto pergunta se vale a pena? Responderei que sim, para termos um bom texto temos que ter uma boa base, pra isso so estudando. Para desenvolver um texto persuasivo requer de inteligência, estudo no caso, mais acho que o principal é a criatividade, sendo assim temos que juntar a gramática, psicologia, sociologia, literatura com a criatividade e obteremos um bom texto e um ótimo resultado final.
Com toda certeza, é muito importante estudar tudo isso, ter essas “ferramentas” ao seu alcance, pois fazer um texto qualquer um sabe, agora saber fazer O texto, com grande poder de persuasão, é pra quem sabe de todas essas ferramentas. Pois pra escrever bem e de forma que conquiste quem ler, não é muito fácil, então cabe a esses profissionais ter conhecimento em todas essas áreas, para saber como persuadir de diversas formas, de formas diferentes, que chamem a atenção de quem passa, de quem ler, porque o conhecimento nessas áreas ajuda no processo criativo.
Eu acredito que um profissional bem preparado e capacitado tem mais “facilidade” e recursos para trabalhar. Novos conhecimentos são bons para desenvolver novas tecnicas de atrair o consumidor e persuadir o seu público alvo, um profissional bem imformado e um bom profissional.
Acredito que quando o profissional é bom o seu texto sai perfeito claro que a criatividade conta muito e está em primeirissimo lugar é fundamental juntar a grámatica ,a literatura e todas as outras ferramentas para a formação de um otimo texto publicitário.
Não basta somente criatividade para escrever um bom texto persuasivo, o fato de estudar gramática, psicologia, sociologia, literatura, etc.. e ou qualquer outro assunto não vai fazer você sair escrevendo muito bem, mas vai sim te dar argumentos e conhecimento para produzir uma excelente e inteligente peça persuasiva, conhecimento é poder e é exatamente esse poder necessário na persuasão.
Claro que é importante,um profissional bem informado ele pode desenvolver qualquer trabalho em qualquer area, e logo a criatividade vem junto.Conhecimento em gramática é o mais importante,porque um erro em qualquer que seja a peça publicitária,acaba com a campanha.
Com todo conhecimento do mundo acredito que seja difìcil escrever textos publicitário,pois a questão não é escrever gramaticalmente correto,-até porque qualquer advogado ou professor de português pode fazer-mas sim,escrever bem,correto de modo que encante o público-alvo.
Escrever bem sim,porém com criativade.
Não é díficil criar textos corretos,agora textos envolventes sim.
Sem sombra de dúvidas ! Todo conhecimento que temos pode ser bem aproveitado na hora de escrever um texto. Uma pessoa bem preparada possui as ferramentas para criar um texto estruturalmente lógico, de fácil memorização, divertido, envolvente e sedutor. Tem quem use, inclusive, da musicalidade , mas não podemos dispensar o fator primordial para quem mexe com público desatento e já carregado de tanta informação, esse fator é a criatividade.
Saber escrever não é apenas estudar a gramática, mas sim ter conhecimento de causa, já tive algumas expêriencias em uma Agência para desenvolvimento de textos, não basta apenas saber escrever bem, você deve pesquisar, estudar sobre o assunto proposto, e escrever de forma envolvente e inteligente, isso deixa a leitura por parte dos “consumidores”, muito mais prazerosa, e quem sabe muito mais indutiva a compra, do que simplismente persuadir.
Acho que sim, pois, como dizem: “aprender nunca é demais”. Todo conhecimento adquirido é válido, seja ele acadêmico, como no texto foi relacionado a gramática, literatura, psicologia, etc; ou mesmo o que se aprende na vivência e que pode ser considerado dom, como a criatividade. São duas formas de saber que são indispensáveis à criação de boas peças publicitárias, pois de nada adianta muita criatividade em um texto sem lógica e sem uma boa escrita, e muito menos um texto que siga todas as regras lexicas e gramaticais mas que não tenha criatividade e poder de persuasão.
Está muito claro que para escrever “o texto” aquele que deve chamar atenção, encantar, persuadir o “target”, o profissional precisa de estudo e conhecimento de causa. Para se escrever um texto mais que excelente precisa-se sim de todos esses estudos, criatividade é fundamental, e pesquisar e conhecer o seu Target é mais que essencial, sem uma boa base de estudo não se escreve bem. Portanto estudo e criatividade se interagem para a produção ” do texto” publicitário, aquele que realmente deve persuadir o seu target. Se estiverem sozinhos, não serão bom o suficiente para criar “O TEXTO”.
Com certeza vale muito a pena, um bom redator precisa está antenado, escrever com um objetivo, estudar gramática é muito importante pois é através disso que se comunica com o público alvo, dependendo da faixa etária, sexo, classe social. Tendo o conhecimento aprofundado da gramática é possível se relacionar através de uma comunicação mais íntima com o seu público, muitas vezes é preciso utilizar a norma coloquial, usando gírias ou quebrando regras quando por exemplo o público é jovem. Quanto a literatura, psicologia, sociologia são fundamentais para que exista a comunicação. Estudando o comportamento do meu consumidor, ou simplesmente procurando entender as teorias de vários filósofos ou críticos dos meios de comunicação, será muito mais fácil de se obter um resultado positivo.
Sim, O texto tem que se feito de uma certa forma que se destaque dos outros. Como colocaram em pauta meus amigos, a criatividade é a peça chave do texto, tendo que ser expressada corretamente e ser transmitida de forma organizada e coerente. É preciso também que se tenha consciencia do que esta sendo escrito. Não poderiamos deixar em branco a gramática, pois para um bom redator, é Fundamental que ele domine-a.
É claro que são extremamente necessárias, pois por mais massa que seja a sua sacada, imagine ela sendo publicada com um monte de erros gramaticais, ou pensamentos incorretos? Logicamente, existem sim, exceções, de pessoas que nunca estudaram nada disso, mas fazem coisas maravilhosamente boas, mas pra TUDO nesse mundo, precisa-se de uma base, e essas disciplinas são sim, base fundamental pra que você não apenas tenha conhecimento, mas saiba colocá-lo em prática.
acredito sim que seja de grande importancia, pois por mais que aja criatividade , temos que ter uma boa teoria e grande conhecimento para a criaçao de um bom texto, ainda mais abrangendo a persuasao como peça principal do texto
Marcela, você salvou meu texto. Valeu!
Sempre valerá!
Aliás, nós publicitarios devemos estar atentos a tudo que acontece. Devemos buscar contato com livros, filmes e todos os afins. Porque precisamos de fonte de inspirção constantemente. E em muitas horas “salvamos a pátria” tirando idéias do que outros poderiam chamar de “cultura inútil”.
Um dia li a seguinte afirmação: “Quem um chão campina sem nunca ará-lo e adubá-lo, um dia o fará infértil e nada mais colherá.” Acredito que com isso podemos comparar nossa criatividade.
Mas só pra frisar: A publicidade brasileira é falada em todo o mundo como uma das mais mais criativas. Acho que não devemos reverência aos EUA nisso.
E é por isso que as maiores agências do Brasil são a DM9DDB (influência estadunidense), AlmapBBDO (estadunidense), F/Nazca Saatchi & Saatchi (inglesa, porém sua agência principal é em NY), a JWT (também americana e a primeira agência a chegar no brasil, em 30), Leo Burnett, Y&R e várias outras agências.
A criatividade dos brasileiros é indiscutível. Mais ainda é o tanto que devemos aos publicitários estadunidenses.
Abraço!
Na minha opinião textos publicitarios longos em avenidas nunca são bem vindos, pois mesmo que seja direcionado para o bublico alvo torna-se longo e cansativo para quem ja estar em um transito chato, prefiro frases curtas e que tenham sentidos, atingindo os objetivos em que determinada marca, produto ou serviço deseja passar.