Por: Maria Naldilene e Mauro da Silva
“Larga-me! Deixa-me gritar! Xarope São João, contra tosse e bronquite produz alivio imediato”. Esse foi um dos primeiros anunciantes a se beneficiar do outdoor, da forma como conhecemos hoje.
Como primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, seus serviços e idéias, o outdoor já fazia parte das civilizações passadas, como nas inscrições pré-históricas nas cavernas, nos hieróglifos egípcios, etc.
Temos exemplos de outdoor dentro dos templos da Mesopotâmia em pedras talhadas, na Grécia em rolos de madeira chamados de cyrbes, na Roma Antiga em forma de retângulos divididos por tiras de metal sobre muros pintados com cores claras, onde qualquer interessado poderia escrever neles a sua mensagem com carvão, e nas ruínas de Pompéia, onde foram encontrados vinte e três desses quadros destinados a propaganda. O outdoor serve como um auxiliador de memória para comerciais e anúncios publicados em outros meios, mas deve ter como principal característica a simplicidade e clareza de informação, com uma mensagem direta e de fácil leitura, com o propósito de atingir o target, com a fixação da marca devido à grande abrangência de cobertura e exposição de 24 horas no ar durante 14 dias, funcionando como reforço a persuasão por meio da repetição.
O outdoor também já foi usado para outros fins, como convocar soldados para guerra e ate mesmo para prevenção e combate de doenças.
Embora a tendência seja denominar toda mídia exterior de outdoor, esse meio é a mídia publicitária mais utilizada ao ar livre e possui uma característica própria, pois envolve muita organização e coordenação. É uma das opções de mídia mais requisitadas pelas agencias e anunciantes, quando a intenção é causar impacto, tanto no lançamento ou na sustentação de um produto ou serviço.
Por ser um meio instantâneo de comunicação e cada pessoa ver o outdoor do seu jeito, ele se torna uma mídia com inúmeras vantagens, pois ao olharmos um outdoor sempre surge uma nova expectativa e uma grande emoção, assim como o tempo o outdoor se renova em idéias, trabalho e muita criatividade. Mas o outdoor não se resume em simples cartazes impressos que juntos compõem uma grande imagem, hoje os outdoors são interativos, muito mais elaborados e criativos, alguns são painéis que possuem sensores infravermelhos que sentem a presença dos pedestres que por sua vez podem controlar o slide contido no outdoor apenas passando na frente da tela, ou tocando a mesma, outros se utilizam de fatores da natureza para causar efeito e chamar a atenção.
Com a preocupação ambiental em todos os setores os outdoors também evoluíram nessa área, e alguns já são movidos a vento e iluminados com sensores solares, o que reduz e muito o investimento para o anunciante, se tornando assim uma mídia de custo/beneficio.
Agora nos resta a pergunta:
Um outdoor bem elaborado, interativo e criativo é capaz de sustentar uma campanha publicitária, por quê?
Referências:
Imagem dos hieróglifos:
http://gl.wikipedia.org/wiki/Xer%C3%B3glifo_exipcio
Imagem da charge outdoor:
Imagem outdoor Koleston:
http://www.thecoolhunter.net/article/detail/1234/koleston–outdoor – ad
Texto
http://www.memoriadapropaganda.org.br/Especiais/Outdoor/Outdoor.html
http://www.rededifusora.com.br/outdoor/historia_out_03.htm
http://www.rededifusora.com.br/outdoor/historia_out_01.htm
http://www.rededifusora.com.br/outdoor/historia_out_02.htm?ct=12
Acredito que apenas o Outdoor não sustentaria uma campanha publicitária, se levarmos em consideração realmente do que é uma CAMPANHA. Até porque, também, se usasemos outros recursos, poderíamos obter mais resultados. Mas, dependendo da empresa, do produto ou do serviço que se está anunciando, até certo ponto um Outdoor sustentaria. Por exemplo: uma campanha com vários anúncios em Outdoors, recomendando o uso de sacolas reclicláveis. Então, por algumas características que o Outdoor tem – suas informações devem ser objetivas e sucintas, essas informações são lidas rapidamente, pois a maioria dos leitores estão em movimento – é que torna esse tipo de anúncio (outdoor), uma dúvida ou nem sempre ideal, para SUSTENTAR uma campanha.
Outdoor é um recurso publicitario exterior, onde o anuncio fica em exposição 24 horas em lugares que estão em uma grande visibilidade. Mais mesmo assim, acho que o recurso do outdoor é interessante, mas ele sozinho não tem muito efeito, pois a maioria dos leitores estão em movimento e sendo assim vão fazer um breve leitura. Na minha opnião a agencia publicitaria teve ultilizar o recurso juntamente com outro tipo de midia para torna mais eficaz a campanha.
Acredito que o Outdoor sem outro tipo de recurso midiatico como por exemplo: o VT, JINGLE,e outros meios não vai obter tanto resultado, pois o outdoor está geralmente localizado em rodovias onde a informação vai ser vista em uma leitura rápida, onde o público estara sempre em movimento. O outdoor contém informações superficiais pois os textos ultilizados são em formas de frases de efeitos não podendo conter explicações minuciosas a mensagem tem que ser direta.
É como diz no texto. A mensagem que o outdoor tenta passar vai persuadir o público através da repetição. E para outdoor, que tem uma enorme fugacidade de mensagem, é necessário muito mais tempo de visibilidade.
Creio que 14 dias sejam insuficientes e até um desperdício de dinheiro. Torna – se um gasto e não um investimento, deixando assim os anunciantes insatisfeitos, prejudicando maiores investimentos em publicidade.
Planejamento é essencial para uma campanha dar certo, principalmente quando há outdoors.
Outdoor não é solução pra nada!
Conforme dito no texto, o outdoor deve servir mesmo como um auxiliador de memória, para fixar a marca do produto ou serviço. Para detalhar o produto mesmo, não vai servir de muita coisa. Não sustenta por si só uma campanha publicitária.
Em outras palavras, quem quer criar uma campanha essencialmente em outdoor vai precisar de muita criatividade de si mesmo, da atenção (ou seja, a visibilidade) dos outros, e principalmente, se destacar no meio dos outros outdoors e placas nas ruas. E é muito planejamento e investimento que, como bem dito acima, compromete uma campanha.
Dependendo do objetivo de comunicação, acredito que sim! Se for por exemplo uma campanha teaser. O outdoor é um meio perfeito. Pois é grande, imponente, e como ja foi debatido em sala de aula, é um meio que inevitavelmente você vai se deparar com ele querendo ou não. Não dá pra mudar de canal, de estação ou fechar a janela pop up. Ele vai ta lá no seu caminho para o trabalho, ou para casa. E a mensagem em algum momento vai adentrar sua percepção seletiva.
Só porque o Outdoor trabalha com bissemana, isso ñ significa que ele só possa permanecer por uma bissemana, ele pode ser reimpresso e refixado quantas vezes for necessario. E se comparado a um panfleto, ou folder, ou anúncio em jornal ou em revista, repito, dependendo do objetivo de comunicação, o seu custo e benefício pode ser o mais favorável.
Na maioria dos casos apenas o outdoor não sustentaria uma campanha inteira devido à sua fugacidade , mas não gosto de generalizar , nem subestimar a criatividade de nossos publicitários . Uma campanha criativa independe da mídia onde está vinculada, podendo gerar , inclusive , mídia espontânea.
Sim, ainda mais quando se trata de serviços que exigem rapidez, pois o outdoor como mídia exterior é capaz de interagir com o cotidiano das pessoas, atingindo toda população, independente de sexo, classe social ou faixa etária, sendo assim utilizado como uma forma rápida de massificar uma campanha publicitária. Uma peça bem elaborada tem papel persuasivo, gerando resultado positivo para campanha publicitária.
Como diz no texto: ” O outdoor é uma das opções de mídia mais requisitadas pelas agencias e anunciantes, quando a intenção é causar impacto, tanto no lançamento ou na sustentação de um produto ou serviço”. Pra mim,mesmo causando esse impacto eu acredito que apenas o outdoor não sustentaria uma campanha inteira,pois seus leitores estão em movimento e suas mensagens sempre serão simples e diretas,assim não obteriam um feedback positivo.
Acredito que não, pois trata-se de uma ação que visa atingir o maior público e receber o melhor feedback possível. Essas são coisas que dificilmente se conseguirá utilizando-se apenas do out door, que embora seja uma das melhores midias, não é independente das demais no caso de uma campanha.
Eu acredito que o outdoor sozinho realmente não obteria o MESMO retorno do que numa campanha que se utilizasse de outros meios, mas levando em consideração que os outdoors hoje em dia estão cada vez mais interativos, e CRIATIVOS, acho que ele sustentaria uma campanha sozinho SIM, mesmo apesar de nao gerar o mesmo feedback, dependendo do objetivo da campanha (para ser usado como um teaser por exemplo), ele pode sim, estar sozinho nessa, e sustentá-la. Repito: dependendo do objetivo da campanha, pois é claro que isso não seria possível pra todos os tipos de produtos. Quando a Ice Cola chegou à Paraíba, eles usaram outdoors que eram teasers e, que eu me lembre, foi só esse o meio utilizado.
Também acredito que apenas o Outdoor,não sustentaria uma campanha.Porém, ele seria a principal mídia de impacto pois o mesmo dispensa apresentações:
– É uma mídia externa;
-Em geral está nos principais pontos da cidade;
-24 horas por dia;
-Fácil e claro,visível localização.
Acredito que ele sozinho não sustente uma campanha,pelo menos não por muito tempo,pois uma campanha necessita de detalhes e em um Outdoor não cabe esse tipo de recurso,é uma mídia ideal para lançamentos,fixação da marca,produto ou serviço entre outros quesitos.
Entretanto como mídia de impacto o Outdoor é excepcional.
Como uma mídia externa, é claro que o Outdoor tem que ser exposto em locais de grande visibilidade. Tem um papel significativo sim em uma campanha, mas como já ressaltaram, ele só, não sustentaria uma campanha, pois a mesma, busca atingir vários meios de comunicação. O Outdoor busca um impacto imediato do público, seja no lançamento ou sustentação de produtos e serviços.
o conceito que temos de outdoor é o de ser um meio de apoio, e não a “estrutura” toda de uma campanha. é claro que cada caso é um caso, e que se houver uma opinião radical sobre algum assunto, certamente ela vai ficar ultrapassada – principalmente quando tal opinião for referente a meios de comunicação e tecnologia.
mas minha resposta é não, acho que precisa de uma mídia que fortaleça a ideia.
Não acredito que um outdoor por mais que criativo e atrativo que seja, possa ser suficiente em uma campanha. Pois o outdoor sozinho não faz milagres, ele acompanhado é difícil de fixar na mente do target, imagina somente ele?! Não acredito que ele seja capaz de sustentar uma CAMPANHA, se fosse algo mais superficial talvez, mas uma campanha é demais.
Não acredito que o outdoor seja suficente para sustentar uma campanha mesmo sendo criativo e bastante atrativo, ele precisade outras midias. Sozinho ele não atinge a todos, como disse taynã “sozinho ele não faz milagres”. Uma campanha é algo bem mais além, para que apenas o outdoor possa sustenta-lá.
O outdoor é uma propaganda exposta,mais que fica ali todos os dias,geralmente sempre em lugares de grande visualização,é uma idéia criativa,mais ele sozinho não sustentaria uma campanha para ser bem sucedida,não que ele não tenha seu papel,ao contrário,tem sim,principalmente na função do seu tamanho que chama muito a nossa atenção e a 1º coisa que fazemos é olhar a propaganda que ali está exposto nele !
Acredito que só Outdoor não sustentaria uma campanha publicitária pois como o próprio texo diz “O outdoor serve como um auxiliador de memória para comerciais e anúncios publicados em outros meios, como reforço a persuação por meio da repetição”. Está a cada dia mais dificl persuadir um consumidor ultilizando os “meios” em conjunto, então pra mim so o outdoor não sustenta uma campanha.
Creio que o outdoor está se tornando obsoleto nos dias de hoje, quando me refiro a um investimento único, apenas em outdoor. Mas por outro lado, acho bastante importante e de extrema eficácia, pois está ali 24 horas pra quem quer ver, e como citado acima, torna-se repetitivo por pessoas que ali em determinado local, sempre passam, por isso uma hora ou outra aquela mensagem será absorvida, não é a melhor forma, mas é de extrema importância, é um complemento de uma ação publicitária.
O outdoor pode sustentar sim uma campanha, acho que as pessoas tem na cabeça que um campanha só é campanha se tiver VT circulando a todo tempo nas midias de massa e dependendo da campanha, do produto e da estrategias de marketing utilizadas, o outdoor tem sim o poder de sustentar uma campanha desde que esteja de acordo com o seu contexto.
O outdoor é uma peça forte pois tem uma grande visibilidade, é colocado em pontos estratégicos, é uma otima sugestão, mas junto de outras mídias, nao ele por si só, pois uma campanha publicitaria precisa de detalhes e riquezas do produto, e so um outdoor nao é capaz de transmitir isso.
Também acho que ele sozinho realmente não conseguiria sustentar toda uma campanha, pois a campanha deve ser algo que tenha outros recursos, e o outdoor deve ser apenas mais um deles. É claro que podem se abrir exceções, pois tudo depende do objetivo daquela campanha, mas ele sozinho ainda é muito “fraco” pra uma coisa que deve ser vista com tanta “força”, como é a campanha.
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