Por: Marcell Mendonça, Mayra Pordeus, Ana Maria e Iasmim Lucena
Uma nova tendência para os impressos de anúncios publicitários desperta-se e ganha uma novidade, o uso do QR Code, uma ponte entre o meio impresso e o digital. Esta inovação abre espaço para a criação publicitária, mesmo observando que os publicitários ‘preferem’ o uso do QR Code em ações mais específicas (ou de retorno mais rápido), como as de mobile marketing. O QR Code gera a curiosidade das pessoas pela busca da informação escondida, que pode ser um site, promoções, recados secretos, senhas, vídeos etc.
Mas o que é essa nova tendência? QR Code ou Código de Barras em 2D, criado em 1994, pela empresa japonesa Denso-Wave, vem de Quick Response (Resposta Rápida), pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares, mas também funciona através de programas instalados em computadores, para decodificar alguns Codes usando, por exemplo, a web cam.
Como funciona? Além da câmera, o celular precisa ter um aplicativo leitor para decifrar o código. Por isso, não é qualquer celular com câmera que pode ler o QR Code. É necessário também que o aparelho rode um sistema operacional que permita a instalação do software. Trata-se de um aplicativo gratuito que permite ao usuário apontar a câmera para Code, que é na verdade um código de barras 2D, e o programa transforma a imagem em uma informação específica. Veja na ilustração como funciona com o celular:
Inicialmente o QR Code era usado para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares.
O QR Code está sendo cada vez mais utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações. O produtor musical Fernando Mello, mais conhecido como Maestro Billy, de 37 anos, publica um QR Code no canto do seu blog, sugerindo a música da semana, para divulgar o trabalho de amigos. Billy teve a idéia de adotar a tecnologia em janeiro, quando estava viajando pelo Japão, país onde foi criada a tecnologia, em 1994. “Lá, o QR Code é bem difundido, presente nos cartões de visita, em pôsteres de shows, nas embalagens de remédios.” E, acredite se quiser, até no cemitério tem QR Code. A fabricante japonesa de lápides Ishi no Koe usa a tecnologia para dar acesso a um site com a ficha do falecido.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007: “Desvende o código e aproveite ofertas QRCODE.”
Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código, em junho de 2008. E neste mesmo ano a Claro também utilizou o QR Code.
A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu ao QR para que o usuário tivesse acesso a informações extras, da revista, através do seu celular.
O Jornal A TARDE de Salvador foi o primeiro no País a utilizar o QR Code, desde 10 de dezembro de 2008. O código em suas páginas é como um selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel (celular).
Acreditamos nessa tecnologia, que vem para abrir novos caminhos para a publicidade e anúncios, pois o QR Code cria a curiosidade de descobrirmos o que vai aparecer depois que apontarmos a câmera do celular para ele. E você, qual a sua opinião? Você acredita que essa nova tendência vai continuar aparecendo nos anúncios e é realmente eficaz, deixando o anúncio mais atrativo?
Veja alguns links que poderão ajudar:
Baixe o leitor no seu computador e transfira para o celular:
Kaywa (em português!): http://reader.kaywa.com/
I-Nigma: http://www.i-nigma.com/
Neo Reader: http://www.neoreader.com/
Crie URLs ou Links QR Code:
Baixe o programa e instale no computador, para criar e decodificar QR Code:
http://www.baixaki.com.br/download/xren-qrcode.htm
Referências
Aponte a câmera para o QR Code. Disponível em: http://info.abril.com.br/professional/network/aponte-a-camera-para-o-qr-code.shtml
BIBLIOTECNO. Disponível em: http://bibliotecno.com.br/
A MAGIA CHAMADA QR CODE. Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/a-magia-chamada-qr-code
IKARO. Disponível em: http://www.ikaro.net/br/
A nossa sociedade esta vivendo em uma era da rede, em uma era digital, onde as crianças de 4 anos ja chegam da escola pra jogar guitar hero. Tendo em vista a caracteristica da atual sociedade, é necessário que as empresas atuem de maneira dinâmica e interativa, a fim de atrair seus atuais e potenciais consumidores.
Sendo assim, é importante estar atento as novas tendências do mercado, como por exemplo o QR Code, que é um código de barras em 2D, que está sendo mencionado no texto acima. O QR Code deve ficar mais frenquentes sim nos anuncios, pois é muito divertido e inteligente fazer que nos consumidores tenha o interesse e a curiosidade de interagir com tal anuncio, chamando assim a atenção do consumidor. Acredito que essa nova tendencia vai continuar aparecendo em anuncios, deixando-o assim mais interativo e eficaz.
Acho o QR Code não passa de uma moda. Atualmente precisamos interagir de maneira rápida com nosso público e a dificuldade de acesso à essa tecnologia ainda é grande. Mesmo assim, não acredito que ela vai se tornar obsoleta. Acho que o que acontecerá com o QR Code é o mesmo que aconteceu com a tecnologia 3D , durará uns 5 anos e só vai voltar à ativa quando desenvolverem algo mais prático. Por exemplo , A tecnologia 3D voltou com toda , a tendência é aplica-la em mídias impressas , assim como o outdoor, então chega uma empresa de óculos e cria óculos de lentes polarizadas com armações que satisfassam o mercado, ai o 3D vai chegar em seu algi. Ainda vamos esperar um boom tempo para que o QR Code conviva com nossa realidade.
Acho que assim como TUDO o que causa a curiosidade no consumidor, o QR Code é eficaz sim, e muito interativo. Porém, acredito que no Brasil ele ainda levará algum tempo pra se “popularizar”, por que não é um meio de tão fácil acesso, e não é algo de que se tenha tanta ciência (no sentido de saber), e justamente por isso, talvez, os publicitários, pelo menos os daqui de JP, não queiram, ou se quer saibam utilizá-lo em seus anúncios.
Acredito que para se torna tendência no mínimo tem que ser um pouco mais acessível.E até o momento o QR Code não é acessível e não passa de moda para quem pode,literalmente para quem pode.Se eu não possuir um celular que o aplicativo não possa ser instalado,não poderei ter acesso a aquele conteúdo que o QR code oferece.
A ideia é interessante,porém complexa para quem não entende(e até para quem entende).E quanto a deixar o anuncio mais atrativo o QR Code é feio.Porém com uma atitude mais ousada sem dúvidas seria bem legal.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_YvtKdC9R9EM/TBqDMWyf5gI/AAAAAAAACpg/3uQpoO3jy-Y/s1600/sinap-sand-castle-qr-code-2.jpg&imgrefurl=http://novoinkart.blogspot.com/2010/06/o-qr-code-e-uma-tecnologia-que-poucas.html&usg=__Uwc8443lBL1yJGgiEzEx14F6owI=&h=304&w=540&sz=45&hl=pt-BR&start=0&sig2=pube3jN-HZHHdSgj5Ql55g&zoom=1&tbnid=SVs8WZEuPqLbjM:&tbnh=111&tbnw=197&ei=6yORTaf-JcOCgAed_OwZ&prev=/images%3Fq%3Dqr%2Bcode%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D685%26tbs%3Disch:10%2C100&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=630&vpy=370&dur=127&hovh=168&hovw=299&tx=163&ty=99&oei=6yORTaf-JcOCgAed_OwZ&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:14,s:0&biw=1280&bih=685
Estamos em uma nova era, em que maior parte de tudo é tecnologia. Com esses avanços, vem sendo criados todos os tipos de interatividades possíveis, hoje não basta apenas criar um atrativo, e sim criar algo que chama atenção, que desperte interesse do público consumidor, por isso os anúncios com interatividade são os que mais despertam a atenção de qualquer público, porém, nem todos dispõem de recursos para participar de tais interatividades.
Particularmente acho o QR Code uma sacada diferenciada e arriscada, porque é muito arriscado você contar com o acaso do consumidor ir olhar e tal, o que tem por trás daquele emaranhado de cubos. O QR é pouquíssimo conhecido, e por conta disso acho difícil se tornar tendência, atrativo no meio publicitário. Tendo em vista que não é mais uma novidade, faz um bom tempo que chegou ao Brasil e poucos o conhecem, acho muito arriscado utilizar um QR Code em uma campanha, caso o target não tenha nenhum conhecimento disso, acho desnecessário, a não ser que o cliente fizesse um trabalho em cima disso e tal. Mas caso contrário acho desnecessário um QR numa campanha. E espero que num futuro próximo ele “pegue”.
não acredito que seja eficaz, mas deve deixar o anúncio mais atrativos, sim. no caso da revista galileu deve ter dado bem certo, já que o público gosta desse tipo de novidade e, além do mais, havia informação extra, não era qualquer bobagem.
O QR Code chega até a ser bem interessante e atrativo numa campanha, mais daí que ele se torne uma tendência tenho algumas duvidas quanto a isso, ele é uma moda, já chegou aqui no brasil e poucos o conhece, ainda é de dificil acesso. Então não acredito que ele seja eficaz.
Muito bom! Creio que o QR Code seja uma puta sacada para campanhas de cross ou transmedia. Mas não é todo mundo que tem um celular, muito menos com câmera, e menos ainda com uma câmera mais moderna que leia o code. A dificuldade do QR Code se tornar uma realidade – e não ficar apenas na “tendência” -, é a mesma que a rede social “Foursquare” encontra. A acessibilidade.
Por um lado, essa ação traz uma espécie de curiosidade quanto ao restante do conteúdo que o anunciante tem a “esconder” nessa “figura toda geométrica” (como eu me referi na apresentação do post para o Blog Josivandro Avelar); afinal, o código lhe chama a conferir o adicional a mais que o anúncio tem a oferecer. Por outro lado, como se não é todo mundo que pode descobrir por ainda não ter como ler tais figuras?
Mas isso não quer dizer que seja uma simples moda. Pode ser moda agora, mas num futuro não muito distante (e não muito distante pois a tecnologia se renova numa velocidade muito rápida), isso seja visto com bem mais frequência, pois os anunciantes podem usar esse código com a certeza de que grande parte dos leitores terão condições de utilizá-lo.
Na minha opinião,O QR code é uma idéia muito inteligente e também muito interessante,com a evolução cada vez mais rápida nos dias atuais muitos de nós o utilizaremos logo logo!
Eu acho que a tendência e que o QRcode cresça a cada dia mais no Brasil. Com o avanço da digitilização hoje a maioria dos celulares tem acesso a internet, e como e uma tecnologia “nova” no Brasil faz com que a curiosidade humana em conhecer novas formas de se conectar torne o QRcode a cada dia mais atrativo e pode vir a se tornar uma tecnologia mais eficaz a cada dia.
Concordo com o Rodrigo, acho que a nossa profissão tem como base, interagir com o publico de uma forma rápida e clara, passar informações que sejam de fácil entendimento do consumidor, apesar de achar o QR Code uma tecnologia super interessante ele se torna um tanto inviável, pois nem todas pessoas possuem um celular ou câmera de vídeo com capacidade de leitura desses códigos, então essas informações adicionais se privariam a poucas pessoas, apesar de ser uma tecnologia que foi criada a mais de 15 anos,para nós pode ser novidade mas para o resto do mundo já deve ser obsoleta.
Esse negocio de QR code me fez lembrar de REALIDADE AUMENTADA, que quando era modinha esse negocio de realidade aumentada todo mundo tentava ao menos testar com sua webcam e ver algum tipo pra saber como era que funcionava e agora com o QR code acho que acontecerá o mesmo, é tudo muito bonito e interessante mas depois pode cair o desuso e não ser tão atraente assim como hoje, ate pelo fato de você ficar indo atras das informaçoes e na publicidade a informação que vai ate o target.
Acho que não,como Mauro falou que a publicidade tem como base interagir com o publico de uma forma rápida e clara,pra mim não passa de uma “nova” tecnologia,que logo virá outra e o QR code ficara esquecido,outro ponto negativo é que essa tecnologia não chega a todos e na nossa area precisamos informar a todas as classes sociais.
Atrativo ele é, claro. Provocar a curiosidade é uma boa estratégia principalmente no meio publicitário, e, claro, se a descoberta final for satisfatória ao consumidor “curioso”. No entanto, o QR Code não é tão acessível, pelo menos não no Brasil. A maior parte da população tem, sim, aparelho celular, mas nem todos com os pré-requisitos necessários para a leitura do Code. Ele pode ser eficaz em campanhas seletivas, referentes a um público que realmente é capacitado para lidar com essa tecnologia. Em campanhas massivas, essa utilização não fará sentido algum para uma boa parte do público, sendo, então, imprópria e inútil.
Mais uma vez a Interatividade tomando conta das ações publicitárias, o consumidor cada vez mais, quer está perto da informação, quer está inserido na informação, quer fazer parte daquilo. No meu ponto de vista, o QR Code torna o consumidor importante para empresa, tendo em vista que, sé aquele consumidor tem determinado acesso aquela mensagem, aquela informação, então o consumidor se sente importante, se sente parte daquilo, estreitando os lanços entre consumidor e marca.
É aquela historia, tudo ta evoluindo, cada vez mais, é muita tecnologia. Mais o QR Code, acho que nao irá durá muito, o publico que tem acesso a ele nao é significativo. Agora nao vou negar que ele chama atençao das pessoas, mas acho que nao passe de uma curiosidade. A mensagem precisa ser apenas transmitida de forma fácil, com acesso a TODOS.
Acho que ele sem dúvida é sim muito atrativo, mas eficaz nem tanto, porque exige uma segmentação de público muito grande, como Ana Laura falou, no caso da revista galileu deu certo, porque o público já é de gostar desse tipo de novidade, não acredito que isso se aplicaria com facilidade a qualquer público. Acho que é uma grande novidade sim, mas não muito eficaz.
Ao menos por algum tempo ainda vai funcionar e encantar.
Enquanto é novidade, de fato cria expectativa, e curiosidade.
Depois, pode ser que torne-se algo muito “manjado”, que o público ao se deparar com código já pense: “Lá vem mais propaganda!”
Mas vale a pena aproveitar enquanto está funcionando.
Usar e abusar, até que caia na rotina.
Acho muito interessante a dessa fermenta com a publicidade tendo assim varias utilizações de maneira com que o publico interaja com elas. Gostei muito da reportagem, meus parabéns
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[…] coloquei essa figura hoje porque esse é o tema da mais nova postagem do Blog Caroço de Jaca: QR Code: uma nova tendência para os impressos, da equipe composta por Marcell Mendonça, Mayra Pordeus, Ana Maria e Iasmim […]