Por: Samuel Melo, Nicolle dos Anjos, Ana Luzia Montenegro, Danyelle Koury e Carlos André
O slogan é um importante recurso no processo de construção de marcas fortes e reconhecidas. Sua finalidade é promover um produto ou empresa, destacando suas características e qualidades, de forma que possa chamar e prender a atenção das pessoas. O slogan apresenta características que o tornam uma ferramenta indispensável de comunicação, devendo cumprir o seu papel fundamental que é o de passar a mensagem desejada pela empresa.
Um grande exemplo de produto que carrega consigo um histórico de sucesso apoiado por diversos slogans é a Coca-Cola. Criada em 1886, a Coca-Cola já totaliza mais de 50 slogans usados em diversas campanhas. São 125 anos de sucesso e comercialização em mais de 200 países.
Na década de 90, a Coca lançou sua maior campanha apoiada pelo memorável slogan “Sempre Coca-Cola” (Always Coca-Cola). Nas propagandas veiculadas para TV, foram apresentados os famosos ursos polares. Nesta época, o produto se expandiu para novos países e a empresa buscava em cada esquina uma nova oportunidade de crescimento. “Sempre Coca-Cola” ficou no mercado por sete anos, sendo substituído pelo slogan “Curta” (Enjoy) no ano 2000. A partir de então, diversos slogans foram usados como posicionamento diferente para cada país. No Brasil, os slogans utilizados foram “Gostoso é Viver”, em 2001, e “Essa é a Real”, em 2003.
Apenas em 2006 uma nova campanha mundial foi lançada: “O Lado Coca-Cola da Vida” (The Coke Side of Life), substituído pouco tempo depois pelo slogan “Viva o Lado Coca-Cola da Vida”, considerado uma das campanhas de maior sucesso da marca. Um das características dessa campanha foi a grande ênfase na Internet, com a intenção de ter maior conectividade com o público através de novos meios na comunicação. De acordo com Marisol Angelini, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil, “a idéia central da campanha é inspirar os consumidores a terem uma atitude ativa e positiva em relação à vida e a se abrirem para novos horizontes e possibilidades, tornando o seu mundo melhor e mais feliz”.
Em 2009 o departamento de marketing da Coca-Cola idealizou uma nova campanha publicitária, também com alcance global, através do slogan “Abra a Felicidade” (Open Happiness), usado até hoje. Para o jornal The Wall Street, esse slogan foi uma forma de transmistir otimismo aos consumidores frente à grave crise econômica que afeta o mundo.
O slogan é um artifício extremamente importante para uma campanha, e a exemplo da Coca-Cola, que possui diversos deles, até que ponto podemos dizer que a mudança freqüente de um slogan pode prejudicar ou não uma marca?
Referências:
http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=82370; http://www.cocacolabrasil.com.br/release_detalhe.asp?release=40&Categoria=38; http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp? item=2&secao=39&conteudo=103&qtd_conteudos=1
A depender da marca a mudança (de tempos em tempos) do slogan pode não prejudicar, pois a exemplo da Coca-Cola que é uma marca bastante (re)conhecida o slogan que for passado vai ser identificado pelo público.
Sem contar que na maioria das vezes, são usadas as frases de efeitos antes de se slogan e quando se tornam um slogan é porque a frase já foi fixada na cabeça do público-alvo graças a um logo planejamento e processo de criação.
A utilização frenquente de diferentes slogans exige um cuidado que deve está ligado a campanha. Caso seja bem elaborado, embasado em objetivos eficazes em uma campanha, a utilização de diversos slogans pode caracterizar cada época em que são lançadas novas campanhas. Isso soma positivamente se não for utilizado com uma frequencia gritante. Pois descaracterizaria a marca. Nesse caso, frases de efeito em campanhas são a solução para marcas que estão sempre lançando novas campanhas.
O slogan se constitui em um importante elo que permite a associação quase que inevitável, por parte do consumidor, da frase com o produto. Além disso, ele define o posicionamento da empresa no mercado, portanto, mudança de slogan sugere mudança de posicionamento da marca, o que pode gerar confusão para os clientes.
A mudança contínua no slogan de uma marca traz o risco de descaracterização da imagem. Por isso, um slogan deve ser bem pensado e planejado para ter uma durabilidade longa. Não se pode negar que, na prática, algumas marcas fazem frequentes mudanças em seu slogan, e obtem um histórico de sucesso, como é o caso da Coca-Cola, que reformula o slogan de acordo com as mudanças do público. Porém, uma alternativa seria a utilização da assinatura temporal de acordo com a campanha, acompanhada ou não pelo slogan.
A mudança de slogan pode prejudicar em alguns casos e em outros não, depende da marca que faz essa mudança, por exemplo, a Coca-Cola é uma marca que faz muitas mudanças de slogan, mais como ela é uma marca que está constantemente na mídia, essas mudanças não há prejudicam por que estar sempre em evidência, quando faz alguma alteração de Slogan, ela por ser muito presente na mídia faz com que o público faça a fixação do novo slogan.
Mas quando essa troca de slogan é feita por uma marca que dificilmente está na mídia, pode prejudicar a marca, por ela não ser muito presente o público pode identifica lá só pelo slogan, e uma mudança pode descaracterizaria a marca assim há prejudicando.
O slogan está atrelado ao conceito da campanha que por sua vez define a posição da empresa no mercado.
Concordo com Ellen Dayse, a partir do momento em que a marca está sempre em evidência, mudar o seu slogan de vez em quando não prejudica e sim ajuda a não ficar na mesmice. Pois o mundo e as pessoas mudam constantemente e as marcas tem que acompanhar essa evolução.
Acho que o slogan tem que passar o que a marca representa e agrega no momento, é a ponte do público com a marca. No caso da coca-cola, eu acho que todos esses slogans não foram escolhidos a toa, eles representam momentos da marca, todos eles tiveram um “porque”. Acredito que a mudança de slogans da coca-cola seja uma estratégia de renovação, que por ser uma marca bastante conhecida e tradicional, achou necessário mudar seus slogans, para não cair na mesmice.Eu acho que a coca-cola já tem uma identidade fixa no mercado, então passa a ser conveniente mudar os slogans, pois o medo se perder a identidade e a essência provavelmente não existe. Mas o ponto negativo é que o slogan deve ficar na mente do consumidor, e com essa constante mudança, fica díficil de memorizarmos o “slogan do momento”.
Slogan é algo muito importante para cada campanha, quando é bem criado representando a marca em que apresenta ele nunca será esquecido na mente das pessoas, isto é bastante fundamental para coca-cola e outras marcas que sempre estão criando novas campanhas. O slogan deve ter a cara do produto que esta anunciando, com qualidades positivas em busca sempre de aperfeicoar e inovar o produto, como é o caso da coca-cola
uma bebida vendida em quase toda parte do mundo deve sempre estar lançando novas campanhas.
O fato da mudança de slogan prejudicar ou não uma marca está relacionado a diversos fatores como: se ele é realmente bom, como é a imagem da marca e seu posicionamento no mercado, mudanças ocorridas no produto/serviço, a freqüência com que se muda e a época em que este slogan está sendo veiculado.
Marcas consolidadas no mercado podem muito bem desfrutar deste recurso. Pois sua imagem já esta definida, porém ela deve sempre se atualizar as tendências do mercado. Neste caso a mudança de slogan é bem vida. No caso de uma marca pouco conhecida e/ou com uma imagem pouco definida para os consumidores a mudança de slogan deve ser feita com bastante cuidado, pois devemos levar em consideração a qualidade deste slogan e se ele está realmente de acordo com a marca, produto/serviço e seu público. Pois esta mudança de slogan pode ser extremamente bem aceita ou então acabar com uma marca para sempre.
Então ao se pensar em mudança de slogan sugiro que seja elaborado um estudo avançado, com pesquisas e dados coletados sobre o relacionamento entre cliente e marca. Sobre o que esse cliente deseja/espera desta, sugestões ou mudanças que ele gostaria que acontecessem. Dessa maneira ao criar um novo slogan a marca estará se mantendo no mercado de maneira atual.
Sabemos que o slogan é um ponto importante para a propagação de uma marca. A mudança do slogan não é comum, pois através dele, o impacto gerado com relação ao público é intenso e eficaz, atribuindo a outros fatores dentro de uma campanha.
Mas a possiblidade de haver uma mudança, existe. No caso da coca-cola, seu primeiro slogan só foi modificado após um posicionamento da marca no mercado, e, não muito diferente acontece com os slogans criados em seguida. Os slogans sempre são positivos para a marca desde
Sabemos que o slogan é um ponto importante para a propagação de uma marca. A mudança do slogan não é comum, pois através dele, o impacto gerado com relação ao público é intenso e eficaz, atribuído a outros fatores dentro de uma campanha.
Mas a possiblidade de haver uma mudança, existe. No caso da coca-cola, seu primeiro slogan só foi modificado após um posicionamento da marca no mercado, e, não muito diferente acontece com os slogans criados em seguida. Os slogans sempre são positivos para a marca desde que sejam criados com bases em informações e estudos feitos para que o mesmo não seja prejudicial a marca.
O slogan é muito importante para a fixação da marca na mente das pessoas e sempre são positivos. A mudança constante do slogan, na minha opinião, prejudica um pouco a marca sim. No caso da Coca-cola não prejudicou e acredito que seja uma estratégia de renovação da marca.
Os conceitos e objetivos de uma marca estão sempre sendo renovados para abastecer necessidades de novos consumidores, com as tendências de comportamento mudando a todo tempo, por lógica, objetivos de marketing são juntamente reformados a exemplo desses slogans. Marcas que estão no mercado há um longo período como é o caso da Coca-Cola e Mc Donald’s estão sempre sendo reformuladas para se enquadrar nesse processo ambiental.
Ao longo da história da Coca-cola, como também de outras marcas, o slogan com certeza foi e é uma ferramenta fundamental. Acredito que a mudança de um slogan de tempos em tempos na história da marca deve ser algo que acompanhe o momento de cada situação em que a marca vive no mercado, não é uma questão de variar sempre, de mudar de slogan ou de deixar sempre uma coisa estagnada. É uma questão de percepção daquele que cria o slogan. Não se deve mudar sempre um slogan comprometendo a associação ou lembrança que os cosumidores podem ter da marca, como também não se deve deixar que este fique ultrapassado demais. é importante entender a necessidade da marca em cada momento.
O slogan tem o papel de dar uma força inseparável à forma e ao conteúdo. A mudança contínua não traduz perda de credibilidade ou de identidade. O slogan deve criar uma identidade entre produto e consumidor, estreitando essa relação.
A mudança de slogan pode caracterizar uma novidade e dar uma visibilidade ainda maior. O slogan deve carregar o que a empresa tem a oferecer, mas também se adequar ao consumidor e ser alterado de acordo com as mudanças desse público.
Se tratando de uma grande marca como a Coca-Cola, que vem participando de gerações e inovações mercadológicas em nosso meio, não acho que essa troca de slogan pode afetar sua marca, pois o tempo o tempo de mercado e a historia da coca-cola é levando em consideração ,fazendo com que ela seja a pioneira em seu mercado. O público da coca-cola é fiel, e a marca apresenta novas campanhas com temas atuais, que causam impacto daquela geração, tornando esse, “ciclo vicioso” e permitindo a coca-cola esteja sempre presente na vida das pessoas. Para as novas marcas que estão disputando uma fatia do mercado, se deve ter atenção nessa mudança de slogan,é necessário em primeiro lugar criar um relacionamento de identidade seguro e constante com o cliente associando a maneira de viver e seus costumes com a marca.
A mudança frequente do slogan de uma marca com muito tempo de mercado, como a Coca-Cola, se faz necessária para se adequar ao mercado atual! Em relação a prejudicar ou não a marca, qualquer marca que pretende dar um passo a frente, está sujeito a riscos. Por isso, rola todo um processo antes dessas mudanças.. Pesquisas e mais pesquisas, buscando identificar o cenário atual e ideal para que as possibilidades de mudanças sejam adequadas para a marca e para o momento em questão.
O mesmo caso do post da Chanel, que é da evolução da marca junto com seu público-alvo. Assim como o Chanel n°5, a Coca-Cola é uma marca tão forte que dispensa a utilização de slogans. O legal é que essas marcas utilizem para induzir seu público-alvo à experimentarem novos usos de seus produtos ou utilizarem novos produtos de certa marca e não no caráter de identificação da marca com o público-alvo.
A mudança de slogan tem que ser uma atitude muito bem pensada, pois da mesma forma que pode dar uma nova forma à mensagem passada pela marca, pode também fazer com que o público veja uma perda de identidade. A Coca-cola é um exemplo da mudança bem sucedida, sempre trazendo uma mensagem positiva em seus slogans e com abordagens inteligentes. A empresa chegou em um ponto no qual mesmo se parasse hoje de fazer propagandas a Coca-Cola continuaria a marca mais vendida de refrigerantes mundialmente, a troca de slogans continua como forma de manutenção da marca, ao meu ver.
Até quando uma marca que não é tão forte tenta entrar no mercado como uma. É sabida a importância do slogan e o quanto deve ser pensado e repensado antes de fazer qualquer modificação, pois as vendas do produto/serviço estão em jogo. No caso da Coca, deve-se levar em consideração que ela já está no mercado há vários anos, tem toda uma história e mistério envolvendo sua criação, sem contar no forte poder que ela tem sob as vendas de refigerante no mundo.
Alterando um slogan,a marca pode estar mudando o conceito de sua campanha. Havendo essa alteração frequente, poderá haver um mal entendimento ou confusão na cabeça do público-alvo.
É importante que haja mudanças e inovações,desde que sejam bem planejadas para que não fujam do foco da campanha.
O slogan é uma ferramenta importante para a fixação da marca na cabeça dos consumidores, porém no caso da coca-cola isso só enriquece, pois a maioria lançada foi bem vista e ficou na mente do público. No entanto ela precisou de um posicionamento da marca no mercado para poder usar o jogo das mudanças. Enfim acredito que um slogan usado por muitos anos acaba-se desgastando, por isso é bom mudar, mas é claro usando uma boa estratégia baseada em informações e estudos para que o mesmo não seja prejudicial a marca.
Acredito que a mudança de slogan não é o que define ou descaracteriza uma marca como a Coca-Cola que é uma gigante no segmento a que se propõe, mas sim se esse slogan, se essa frase representa algo que os consumidores tem em mente sobre a marca ou seus produtos. Se há uma enorme criatividade como quase sempre faz a Coca-Cola na construção de seus slogan, isso é completamento aceitável para seus consumidores, que ainda relembram com nostalgia dos slogan anteriores.
A mudanças dos slogans, particularmente da coca-cola, não muda tanto a imagem da mar junto com o seu público-alvo e pode ser positivo para a coca-cola tais mudanças pois cada campanha tem um proposito de passar uma mensagem para o público, sendo assim possivel que o público se identifique em cada campanha feita, podende com o passar do tempo sempre lembrar dos slogans e dos momentos vividos em tal época.
O slogan é o que define uma marca e a comunicação com seu público. É usado para fixar a imagem da marca na lembrança do consumidor, por isso, mudanças são um pouco arriscadas, mas se trabalhadas com cuidado e seriedade servem para que a marca se mantenha atualizada no mercado. É o caso da coca-cola.
A renovação de uma marca requer novas estratégias visuais, de comunicação, o que significa que esse novo posicionamento requer novos modelos que satisfaçam os objetivos propostos. Por isso, não acredito que a mudança do slogan pode prejudicar a marca, visto que o mesmo será proposto para atender aos novos objetivos da marca, para se adequar aquele novo momento.
Na minha opinião a Coca-Cola é genial em relação aos slogans, a mudança de slogans conferem a marca um dinamismo pouco visto em outras marcas e ainda assim solidificam o conceito central da marca na mente dos consumidores. Se as alterações de slogans seguem um conceito e não fogem de uma proposta básica da marca, eu acho totalmente válido que essas mudanças ocorram.
As mudanças apenas seguem as tendências do conceito otimista e feliz. A simplicidade da Coca-cola e ao mesmo tempo direta, fez com que acontecesse esse tempo inteiro de sucesso, não tem nenhum segredo e sim estudos, de cada tempo. Para onde vai, para quem vai, em que tempos estamos, o que é a tendência do momento, resultado = A um novo Slogan de sucesso.
As mudanças de slogan são bastante relativas. Para arriscar a mudança de slogan tem que haver um estudo ou pesquisa baseada no público-alvo e nas suas preferências.
No caso da Coca-Cola a mudança constante de slogan é bem mais viável, por se tratar de uma empresa consolidada e conhecida mundialmente. E acredito que essas mudanças são baseadas na sede inovação que seu publico apresenta e por se tratar de um target bastante diversificado suas mudanças de slogan são mais sutis e apresentam mudanças relativas ao modo de como enxergamos a vida, a felicidade, o companheirismo, a compartilhar coisas boas e é isso que a marca busca expor.
Se estivéssemos falando de falando de qualquer outra marca, a mudança freqüente de slogan poderia gerar no público uma certa dúvida a cerca da personalidade da empresa. Porém ao falarmos da Coca-Cola isto muda. Sem dúvidas a Coca-Cola é uma das marcas mais famosas e antigas do mundo, sem falar que ela é muito bem consolidada, sendo referência em refrigerantes e outros produtos. No caso dela, a mudança de slogan não prejudica a marca, apenas a fortalece e a renova, deixando-a cada vez mais atualizada e principalmente contextualizada, a exemplo da última que criada com intuito de transmitir otimismo em tempos de crise.
O CERTO É, QUE HÁ MUITOS ANOS A COCA-COLA NÃO PRECISA DE SLOGAN PARA VENDER. BASTA ESTAR NA MÍDIA SEMPRE.
concordo plenamente com você enquanto a coca-cola preservar a sua aliança sobre natural não haverá substitutos
concordo plenamente com você enquanto a coca-cola preservar a sua aliança sobre natural não haverá substitutos.
coca-cola é a melhor marca do mundo e eu amoooo ❤