Por: Natália, Claudiana, Alana e Vinícius.
In hoc signo vinces: Com este sinal vencerás. Segundo a lenda, o imperador Constantino, antes de uma importante batalha, sonhou com uma cruz onde havia essa inscrição. Combateu tendo uma cruz como estandarte e venceu a batalha. Após isso, “converteu-se” ao cristianismo e adotou-o como religião oficial.
Não há nada mais marketeiro do que anexar um slogan ao nome de um comércio. Para alguns, certas igrejas evangélicas não passam de um comércio religioso. O chamariz de pessoas para a igreja deveria ser a mensagem de salvação trazida por Jesus Cristo e não uma frase vazia que tenta mostrar que uma denominação é mais ungida ou fervorosa.
Para outros, o uso dos slogans é apenas uma expressão da personalidade daquela denominação ou igreja e ajuda os fiéis a identificarem-se com ela. O Departamento de Ensino da Igreja Assembléia de Deus promoveu um concurso para a escolha de seu slogan. O escolhido foi: Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Balneário Camboriú: lugar de comunhão com Deus. Segundo eles, este slogan traduz o sentimento de todos aqueles que são membros e congregados da igreja e que sentem como Deus tem operado no meio do seu povo, tudo isso sendo possível através da estreita comunhão com o Senhor!
E você? É contra ou a favor da utilização de slogan por igrejas evangélicas?
Acredito que “slogan” é algo que define, em poucas palavras, a identidade de alguma instituição, não necessariamente comercial.
Então, porque todas as instituições podem “dizer em poucas palavras a sua identidade” e com as igrejas seria diferente?
Independente disso, creio que mais importa o conteúdo da mensagem e o que aquela instituição vive do que o slogan, pois do que vale uma “marca” só com slogan? A construção de uma “marca” vai além
E, apesar da mensagem da igreja ser bastante conflitante com a maioria das mensagens das outras instituções dos dias de hoje, acredito que vale sim usar o slogan com o sentido de ‘comunicar’, e nao de ‘vender’. de ‘tornar conhecido’ e não ‘persuadir e criar necessidades’.
não tenho nada contra, ate porque os slogans eles se tornam caracteristica do “produto” ou “serviço” por que não uma igreja evangélica ter o seu proprio slogan? isso não vai mudar a postura da igreja.
Sou contra sim. Slogan tem seu conceito ligado diretamente a um “grito de guerra”, o que certamente não é o que uma Igreja (seja ela de qualquer religião) promove.
Nos tempos de hoje, o slogan é usado para criar uma lembrança na mente do consumidor, e também para resumir a idéia, objetivo, ou segmento da marca. Isso passa uma imagem muito comercial da ‘coisa’, e que é exatamente o que muitas entidades religiosas são, claro que não são todas, mas uma boa parte.
Então, minha opinião é de que Igreja tem que resumir exclusivamente e religião, e não comércio.
Slogan é pra ajudar a lembrar a marca como Leko disse, e uma igreja não precisa que os outros lembrem da marca, do slogan dela. Igreja não deveria ser um comercio e sim um lugar realmente p/ as pessoas ficarem em comunhão com Deus.
Isso ta até parecendo que as pessoas vão começar a procurar igreja pelos slogans, os q elas mais se identificarem elas vão e não pelo o que a igreja vai proporciona-la.
Sou totalmente contra
O Slogan ou frase de efeito são frases de fácil assimilação utilizadas para defender o posicionamento de uma determinada entidade ou organização sejam elas políticas, religiosas ou comerciais.
Embora a definição acima contemple instituições religiosas, em meu entendimento, o slogan, por força dos dias atuais, contempla muito mais o âmbito empresa-consumidor, em que poderiam estar inseridas as categorias de organizações políticas e comerciais, tornando esse assunto muito delicado.
Entretanto, creio que o uso do slogan na esfera religiosa caminha na tênue linha que separa o bom uso (no sentido de comunicar e expressar o que a instituição se dispõe a realizar, no caso de igrejas evangélicas, a pregação do evangelho) e o mau uso (no sentido de encarar a instituição religiosa como uma mera empresa que busca agradar a seus clientes a qualquer custo com o fim de obter mais clientes tendo tendo sempre como alvo o lucro).
É visível o mau uso dessa técnica por algumas instituições evangélicas, porém, tenho a certeza que se de fato as igrejas evangélicas respeitassem os preceitos bíblicos reformados, tais usos indevidos do slogan seriam exterminados, tanto os que promovem divisões interdenominacionais (no sentido de comparar igrejas a igrejas) quanto os que promovem descrédito por parte dos não adeptos (no sentido de tratar o espiritual como marketing ou esperar do Cristo Salvífico somente nesta vida).
Enfim, concluo meu exposto ressaltando que sim, é válido o uso de slogan por igrejas evangélicas, mas que seja usado de forma a defender o Evangelho, a mensagem de salvação do Cristo, como ele idealizou.
Não acho necessário Igrejas terem um slogan, sou contra. Brisa diz que vale sim usar como forma de comunicar e tornar conhecido. Comunicar eu até concordo, mas tornar conhecido, me parece mais um produto/serviço que estão loucos pra vender ou algo do tipo.
Sou contra. Cada um tem o livre-arbítrio para escolher qual religião, qual doutrina quer seguir. As pessoas de certa forma, crescem sabendo um pouco de cada religião e se não conhece tanto alguma e tem curiosidade nela, vai atrás e procura entender melhor, ou seja, não é uma coisa que precise de slogan pra ser divulgada, pra ser lembrada ”a marca”. Já imaginou um slogan de uma igreja caindo na boca do povo, virando um bordão? Me soa ridículo e altamente comercial. Acho que nesse caso, o slogan é totalmente desnecessário.
Acho que esqueceram o que o começo do post fala no que diz respeito a o surgimento registrado de um slogan que foi feito por constantino. Ele estava vendendo algum produto?? serviço?? nao ele estava vendo ideologia e fazendo aquela frase ser um jargao, uma raiz e estrutura que firmava toda a força e determinação para o povo lutar. Então é balela dizer que slogan apenas serve pra vender produto, ele serve na verdade para estampar o real motivo pela qual o elemento exposto (empresa, produto, organização pessoa etcc etc) existe, ou faz ação. Se o slogan da OPERADORA VIVO é “SINAL DE QUALIDADE” é porque ela defende sua tecnologia e ideologia para o publico de que seu sinal é de qualidade, e no entanto todos sabem que ela tem seus defeitos e que muitas vezes seu sinal é uma droga rsrs, mas o que importa? essa é a base de sua defesa quanto a seus objetivos. E assim todos tem suas bases, até um ser humano vive de ditados populares e provérbios, que se aproxima a um slogan.
Então é impossível nao concordar que uma Igreja pode ter um Slogan uma vez que o Slogan retrata os reais objetivos que a Denominação pretende seguir e aplicar no seu dia dia, independente de ter falhas ou faltas por conta das pessoas participam de sua organização.
E resumindo. Ninguém vende por slogan, vende por anuncio e defende sua IDEIA por Slogan
Indiferente. Independente do slonga, eu não sei o que acontece lá dentro, mas eles tem o poder de convencer seus seguidores. Acho que o slogan não faz diferença.
CORRIGINDO: Indiferente. Independente do slogan, eu não sei o que acontece lá dentro, mas eles tem o poder de convencer seus seguidores. Acho que o slogan não faz diferença.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mat 28:19,20)”
Essa é parte da Bíblia, consta em bíblias tanto de evangelicos como de católicos, de qualquer cristao… Entao, discordo de Leila quando ela diz que “tornar conhecido” não é legal.
Concordo que “nao deva parecer um produto/serviço que estão loucos pra vender”. Para isso tambem existe o livre-arbítrio.
Mas, como o apóstolo Paulo fala em Atos 26:29
“E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.”
A vontade que todo cristão deve ter é que os outros se alegrem e tenham vida e comunhao com Deus assim como eles tem. Não é uma venda desesperada, e uma vontade de compartilhar uma boa noticia, uma nova vida.
O problema mesmo, nesse caso, é o mundo capitalista em que vivemos… Tudo está ligado a comercio, dinheiro, consumo de forma negativa…
Essa é a linha tenue , como Rafael Joseph falou, o lado negativo, e o uso indevido que muitos fazem e muitas igrejas vivem.
Concordo com a Leila, não acho necessário “igreja” ter slogan, pois é como estivesse vendendo produto ou serviço.
Não concordo tb mas como a maioria das igrejas evangélicas como principalmente a Universal tratam igreja como sendo comércio mesmo, o slogan deve ser usado como um simbolo de seu produto algo que fixe na mente das pessoas pra a venda ou publicação e não necessariamente para igreja, não deveria ter slogan .
Acho que tem havido um pequeno equívoco quanto à definição de slogan, no sentido de que este não se presta somente ao lado comercial mas também ao lado ideológico, de forma que o slogan pode expressar posicionamento conforme Renato Oliveira afirmou. Mas como falei em meu comentário anterior “por força dos dias atuais” o slogan de certa forma “contempla muito mais o âmbito empresa-consumidor” levando nossa percepção a interpretá-lo dessa maneira.
Concordo com Brisa quando afirma que o mundo capitalista nos condiciona a pensar de tal forma e também quando afirma que os cristãos devem tornar o Evangelho conhecido como ela mesmo justifcou nas Escrituras, pois muito da, digamos, “lógica do cristianismo” baseia-se nessa propagação.
O slogan foi criado não somente com fins comerciais. O conceito de slogan é mais abrangente que isso. Se vocês pesquisaram certamente viram que ele pode ser usado em contextos políticos, religiosos ou econômicos. Podendo ser usado não somente para divulgar produtos ou serviços, como também para divulgar ideologias de um grupo de pessoas. Sendo assim, por que o uso do slogan por qualquer igreja seria errado? A resposta é muito simples, é só ler o conceito de slogan.
Apesar do tema ser realmente polêmico, o meu posicionamente é contrário ao uso dos slogans por parte das igrejas, porém respeito todas as opniões, o que não dá pra fugir é que nos tempos modernos as igrejas realmente estão assumindo um certo caráter comercial, a competitividade aumenta e as igrejas ficam inclinadas a lançar novos meios para tentar persuadir as pessoas, também não estou generalizando, o slogan é uma forma de expressar isso, apesar de não ser a favor, admito que é um método que usado corretamente possa alcançar vários adébitos.
Como a maioria expôs, acredito não existir a necessidade de um Slogan para uma igreja no sentido comercial. Apesar de existir uma quase corrida por fieis, a estratégia que é aparentemente mais utilizada é o boca-a-boca nesse sentido. Contudo a presença dos Slogans, no sentido original da palavra sim parece ser mais próximo da realidade, bem como a existência de outros elementos utilizados no nosso segmento, bordões, frases feitas, funções de linguagem e etc.
Concordo quando falam que a igreja não precisam de slogan para divulgação da mesma. Não é um comércio. Mas já que resolveram fazer assim, não vejo mal!!!
Eu tambem sou contra!Acho que não é necessário ter esses tipo de slogan,até porque estamos falando de religião (um tema muito delicado e polemico) ,não de um simples produto que cai na boca do povo.
Nós temos aquele velho ditado: “que religião não se discute”, porém na minha opinião acredito que um slogan não irá mudar o que pensamos, se tivermos é claro uma cabeça formada e forte naquilo que acreditamos.
Mas por outro lado não acho viável que religião alguma “venda” a sua idéia ou seu preceito, pois de certo modo está tirando realmente o livre arbítrio, a escolha de cada um de ser quem quer ser, de seguir o que quer seguir. Por mais que digam, que um slogan não vende isto para mim é pura ilusão, pois slogans qualificam o produto ou serviço, exaltando assim o seu ponto mais forte (de um certo modo) ou até mesmo partindo para a carência do povo. Ao meu ver slogans e religião não combinam, persuadindo assim a sociedade lhes tirando um direito de escolha. Mais isso é de cada um!
Não vejo motivos em não concordar com uso de slogans em igrejas evangélicas.
Acredito que os slogans que essas igrejas usam sejam mais pra diferencia-las uma das outras, já que leigos tratam todas como evangélicas, sem ao menos conhecer o que prega cada uma delas, e elas usam o slogan para juntamente com o nome da mesma se diferenciar das demais. Não é questão de vender é mais pra indentificar.
O slogan não tem fim único e exclusivamente comercial, o slogan tem como objetivo central exibir de forma sucinta sua ideologia, dessa forma as pessoas saberão o que move tal instituição. É porém de grande relevância, deixar claro que isso não justifica de forma alguma a comercialização do evangélio enquanto fonte de renda.Logo, concluo que a utilização dos slogans é importante na divulgaçao dos ideais da instituição sem que isso significa a venda do mesmo.
Sou a favor. O slogan pode funcionar como instrumento de integração entre os envolvidos e definir um posicionamento daquela Igreja.
Querer responsabilizar a comunicação por supostas práticas desonestas que algumas igrejas desenvolvem é um equívoco. A culpa, de fato, está nos propósitos e não nas ferramentas utilizadas.
Um exemplo do meu ponto de vista seria o próprio o primeiro parágrafo do texto, que cita que o rei Constantino utilizou-se de um slogan para fazer com que seu exército focasse em torno de uma mesma ideologia.
Um segundo exemplo seria o slogan de campanha de Barack Obama, “Yes, we can”; ora, uma campanha política não almeja o comércio ou o lucro, mas sim unir as pessoas em torno de uma mesmo idéia.
Indiferente.
Um slogan não necessariamente é criado para VENDER algo. Nesse caso, ele vem totalmente com o papel de DEFENDER UMA IDEOLOGIA, ou algo do tipo.
É muito errado da nossa parte, como publicitários, nos resumirmos em só o que nós conhecemos, deixar de ir mais a fundo nos termos técnicos e generalizamos o nosso “achismo”.
É bem simples. É válido, desde que exista alguma ligação com a Verdade pregada pela igreja. Não podemos esquecer que toda igreja tem uma missão, que é de anunciar o evangelho, que é definido como sendo o IDE de Jesus. Vocês podem conferir na fala do próprio Jesus, em Marcos 16:15: “Ide e anunciai o evangelho a toda criatura”.
Prestaram atenção no verbo que Jesus fez uso? A-NUN-CI-AI. Será que Jesus não se referia a um anúncio meia-página no jornal, ou um comercial no intervalo do Fantástico? Acho que “anúncio” contempla tudo isso e muito mais.
É dever, missão de uma igreja anunciar/divulgar o evangelho. E vale qualquer ferramenta de COMUNICAÇÃO para isso. Maurício foi bem feliz quando comentou que “a culpa, de fato, está nos propósitos e não nas ferramentas utilizadas”. Se o propósito for integralmente bíblico, amém (assim seja). 🙂
Aprovo que as igrejas tenham seu slogan. Aliás, slogan é uma identificação. O objetivo de slogan na igreja tem que ser para Anunciar o evangelho de Jesus Cristo, como já foi dito; quando ele passa a ser “venda” ou até mesmo divisão de denominações entre o povo de Deus, o foco já está completamente distorcido.
Primeiramente venho lembrar que cada um tem sua forma de pensar e direito e dever de defender aquilo que acredita, portanto ainda sou de concordar que não seja necessário criar um slogan para diferenciar uma igreja, pois o nome em si já faz esta missão, porém hoje é notável de que as pessoas não mais abrangem igrejas evangélicas portanto este nome igreja evangélica fora adotada pela sociedade para denominar a religião, pois as igrejas em si são segmentadas através de suas ordens, sejam elas do Reino de Deus, Presbiteriana, Sara nossa Terra, entre outras, pois bem dentro destas ordens nós temos “pequenas igrejas” de um certo modo, que seguem aquela ideologia de determinada, tendo como exemplo a Presbiteriana de Tambaú e outras mais levando em pauta que estas segmentações não são apenas em igrejas Protestantes, as católicas abordam de diferenciais através das ordens de formações recebidas. Portanto será que o slogan é uma forma de denominar?
Concordo da forma que foi citado, um meio que encontrado para comunicar o Evangelho do Senhor, porém é preciso lembrar que os “criadores” destes muitas vezes são infelizes em criar tais slogans, quando dizem por exemplo: “Lugar de comunhão com Deus” por uma acaso todo lugar não é de comunhão com Deus?
Mas quando o slogan cita em sim um versículo bíblico, ou uma simples frase que faça verdadeiramente a parte de evangelização é diferente: “Jesus Cristo é Senhor”.
Minha mera opinião.
Esse tema é bem polêmico.
É certo usar slogan para falar de Deus ? Acho que não.
Slogan na minha concepção é feito para vender alguma coisa, seja um produto, ou seja um políco.
Mas religião … ?
Atc,
Pedro Ricardo Ramos
VC ter cominhão com a sua Igreja é vc ama-la
e respeita-la
as Assembleias de Deus é assim te ajuda a chegar mais pertinho de uma boa comunhão
vita uma mais proxima de TI.
“Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” (Hc 2:2).
Precisa dizer mais alguma coisa?
Acho uma perca de tempo pessoas que se dizem cristãs, ficarem discutindo modismo, costumes de determinadas instituições, “Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou “.Romanos 14:3
Entendo que posturas tomadas em igrejas, depende da Livre interpretação que os lideres locais tem de determinados assuntos
Fico chateado quando vejo temas que de nada serve para edificação terem tantas pessoas discutindo suas opiniões, uns se julgam os donos da verdade por tem determinadas posturas, e criticam os que não assumem a mesma.
a bíblia não é pra ser discutida e sim vivida, se não está de acordo com determinada posição de uma igreja não pratique, mas não fale daquilo que não conhece os motivos…Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado
Romanos 14:23
PENSO QUE O QUE DE FATO DEVERIA TER MAIS NOSSA ATENÇÃO É A “PRÁTICA DO AMOR” QUE FOI O QUE CRISTO NOS ENSINOU, E É O QUE MENOS SE VER NAS IGREJAS EM GERAL
Sem tem slogan se não tem slogan, isso me parece como “coar mosca e engolir camelo”. O que importa é a fidelidade à mensagem de Cristo.